Como criar novas maneiras de diferenciar o seu negócio?
A resposta vai depender de uma segunda pergunta: o seu negócio prospera pela gestão eficiente ou por um hiato entre a oferta e a demanda?
Para crescer existem vários caminhos. Um deles pode ser que tenha um produto de qualidade superior aos concorrentes e aproveitar o hiato entre a oferta e a demanda. Mas cuidado: não construa um negócio como um castelo de cartas. Qualquer vento pode derrubar.
Na nova economia, será preciso aliar tecnologia com o conhecimento. Os diferenciais não estão mais na tecnologia, mas em outros fatores. E um deles é um ambiente saudável para trabalhar.
A maneira como você concebe o negócio influencia grande parte do seu comportamento como empresário e suas atitudes para com os funcionários, clientes, concorrentes, investidores, governo etc.
Uma empresa única é liderada por pessoas que enxergam o mercado, os clientes, as oportunidades, a equipe e os resultados de maneira diferente.
O novo jogo vai exigir mais esforço intelectual do que físico. Vai exigir uma mudança de modelo mental. E o que é isso? Quando se muda o jeito de ver as coisas, muda-se o jeito de fazer e, quando se muda o jeito de fazer, mudam-se os resultados. Isso é mudança de modelo mental!.
É expandir a consciência e ver a empresa de forma sistêmica, orgânica, viva, inteira, dotada de corpo, mente e alma.
É livrar-se de entulhos e liberar o espaço para o novo. E esforço não é a mesma coisa que resultados.
Para criar novas maneira de diferenciar o seu negócio comece a criar uma empresa única. Isso não quer dizer ser a melhor e nem ser a maior, mas aquela que se diferencia aos olhos dos clientes e preferida pelo foco que a empresa escolheu atender.
Novos olhares, novas maneiras de pensar, agir e se diferenciar.
Que esse insight possa inspirar a realizar as mudanças necessárias e prosperar em 2022.
Texto inspirado no livro Metanóia, de Roberto A. Trajan.
#liderancacompassiva
#lideranca
#artedeliderar
#jornadadassutilezas
#liderestransformadores
#culturaorganizacional
#designorganizacional