Adriane Moraes

Apr 5, 2021

2 min read

Fortaleça os seus pontos fortes, sem esquecer os pontos fracos.

Papo de líder para líder!

O desenvolvimento de uma equipe deve ser o foco de atuação constante de um líder autêntico. Isso você já sabe.

Agora criar mecanismos de qualificação, desenvolvimento e um ambiente onde as pessoas possam entregar o seu melhor é um dos desafios da liderança.

As pesquisas do Instituto Gallup comprovam que as pessoas com a oportunidade de se concentrar em seus pontos fortes todos os dias têm seis vezes mais chances de se dedicar ao trabalho.

E como isso pode ser realizado sem muito investimento e com alto retorno? Eu posso ajudar a partir da minha experiência, com uma prática simples e de baixo custo para auxiliar a equipe nessa jornada.

O plano de desenvolvimento de equipe contemplava diversas ações desenvolvidas ao longo do ano, conciliando demandas, necessidades e entregas. Denominei de Programa de Desenvolvimento de Equipe, sem nem um nome criativo. No entanto, com um elevado propósito de aumentar o engajamento e desenvolver as competências necessárias. Sempre considerando o contexto, o cenário e os desafios estratégicos estabelecidos.

Em uma ocasião, entreguei um exemplar do livro “Descubra os seus pontos fortes” de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Cada participantes teve acesso ao conteúdo e a uma ferramenta para identificação dos 5 talentos dominantes (teste on-line). Muitas descobertas! Eu participei inclusive. Aliás, sempre participei de todas as atividades de desenvolvimento junto com a equipe. Depois do mapeamento dos talentos dominantes, realizamos atividades vivenciais para fortalecer o aprendizado e, no decorrer do ano, alocamos as pessoas nos projetos, funções e diversas maneiras para usar os talentos dominantes. Da teoria para a prática!

O resultado foi incrível! Os desafios superados, cada um conseguindo atuar com os seus pontos fortes com alto nível de engajamento e entrega dos resultados.

Este é apenas um exemplo de tantos outros desenvolvidos.

Como líder, quais outras maneiras que você têm utilizado para que desenvolver os pontos fortes da sua equipe?

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.