Adriane Moraes
2 min readApr 5, 2021

--

Fortaleça os seus pontos fortes, sem esquecer os pontos fracos.

Papo de líder para líder!

O desenvolvimento de uma equipe deve ser o foco de atuação constante de um líder autêntico. Isso você já sabe.

Agora criar mecanismos de qualificação, desenvolvimento e um ambiente onde as pessoas possam entregar o seu melhor é um dos desafios da liderança.

As pesquisas do Instituto Gallup comprovam que as pessoas com a oportunidade de se concentrar em seus pontos fortes todos os dias têm seis vezes mais chances de se dedicar ao trabalho.

E como isso pode ser realizado sem muito investimento e com alto retorno? Eu posso ajudar a partir da minha experiência, com uma prática simples e de baixo custo para auxiliar a equipe nessa jornada.

O plano de desenvolvimento de equipe contemplava diversas ações desenvolvidas ao longo do ano, conciliando demandas, necessidades e entregas. Denominei de Programa de Desenvolvimento de Equipe, sem nem um nome criativo. No entanto, com um elevado propósito de aumentar o engajamento e desenvolver as competências necessárias. Sempre considerando o contexto, o cenário e os desafios estratégicos estabelecidos.

Em uma ocasião, entreguei um exemplar do livro “Descubra os seus pontos fortes” de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Cada participantes teve acesso ao conteúdo e a uma ferramenta para identificação dos 5 talentos dominantes (teste on-line). Muitas descobertas! Eu participei inclusive. Aliás, sempre participei de todas as atividades de desenvolvimento junto com a equipe. Depois do mapeamento dos talentos dominantes, realizamos atividades vivenciais para fortalecer o aprendizado e, no decorrer do ano, alocamos as pessoas nos projetos, funções e diversas maneiras para usar os talentos dominantes. Da teoria para a prática!

O resultado foi incrível! Os desafios superados, cada um conseguindo atuar com os seus pontos fortes com alto nível de engajamento e entrega dos resultados.

Este é apenas um exemplo de tantos outros desenvolvidos.

Como líder, quais outras maneiras que você têm utilizado para que desenvolver os pontos fortes da sua equipe?

--

--

Adriane Moraes

Consultora de desenvolvimento e cultura de colaboração. Meu propósito é humanizar organizações a partir do presente e construindo o futuro.