Uma jornada sutil da liderança!

2021 é um ano com dedicação para pessoas com um desejo genuíno em desenvolver um importante papel: o da liderança.

A liderança a que me refiro independe da nomenclatura, posição hierárquica ou cargo. É muito mais do que isso. É influenciar a vida de pessoas e protagonizar as transformações demandadas das organizações. Em épocas de reinvenção, novas empresas precisam de novos líderes.

Há uma expectativa de respostas imediatas para resultados em todas as áreas. A busca por certezas já ficou no passado. Agora é conviver no caos, mesmo. Isso não tem nada de ruim: pelo contrário, é num ambiente caótico que a busca pela ordem encontra inúmeras possibilidades. Coloque-se no “olho do furacão” se for preciso, mas nunca na borda.

Nesse ambiente de conexões e interdependência, precisamos aprender a lidar com o contraditório até encontrar uma fluidez naquilo que fazemos e em que acreditamos. Por exemplo, como lidar, ao mesmo tempo, com a competição e a colaboração? Seria possível? Será que existe uma maneira mais compassiva de lidar com todas as contradições existentes?

Eu posso dizer que sim. A palavra-chave é integrar. Compreender as polaridades das situações nos ajuda a ter uma nova perspectiva sobre os caminhos possíveis. Identificar as forças contrárias e sustentar a tensão existente entre ambas para equilibrá-las é um dos entendimentos necessários para solucionar os problemas complexos.

Pequenos ajustes em sua trajetória são capazes de gerar resultados a partir de uma orientação mais dirigida. Busque um mentor experiente, que já tenha vivenciado situações semelhantes, para auxiliar no seu desenvolvimento.

Se você deseja ter foco no que é essencial e obter os resultados esperados, tenha um bom plano que promova o seu desenvolvimento. Coloque-o em prática e esteja preparado para o cenário que se apresenta. Fazendo isso, será mais fácil reconhecer certa ordem no meio do caos.

Até a próxima!

Consultora de desenvolvimento e cultura de colaboração. Meu propósito é humanizar organizações a partir do presente e construindo o futuro.

Consultora de desenvolvimento e cultura de colaboração. Meu propósito é humanizar organizações a partir do presente e construindo o futuro.